segunda-feira, 7 de abril de 2008

Atividade 4

1. Cibercidade é uma cidade real que foi transformada em virtual, ou seja, é uma reinscrição do espaço urbano. Um exemplo disso é o Google Maps (http://maps.google.com.br/), é um mapa onde podemos encontrar cidades de todo o mundo e através dele ver os nomes das ruas, a distância de um ponto a outro, quantos minutos/horas levam até chegarmos ao destino que queremos e até a trajetória mais perto que podemos percorrer. Pode ser visitada entrando no site(http://maps.google.com.br/) e lá procurar a cidade que deseja "visitar".

2. Através da interface ficamos com um contato mais “real” com o computador. Por exemplo, quando utilizamos o programa Word e Excel, no primeiro escrevemos em uma folha de papel, no segundo em uma planilha, justamente como faríamos se não estivéssemos no computador, mas como se estivéssemos com uma folha de verdade nas mãos. O blog também é um exemplo, pois é um diário que temos, a diferença é que esse está aberto para todos os internautas lerem e se identificarem com a pessoa que escreve.

3. Um exemplo de mobilidade é este site:
http://www.abril.com.br/celular/produto_232253.shtml

através dele podemos receber dicas sobre como manter o corpo saudável e bonito com uma alimentação correta, tudo isso recebemos por mensagem em nosso próprio celular, facilitando a vida das pessoas, pois assim não é preciso estar em um computador para saber, através do celular podemos receber essas dicas em qualquer lugar que estivermos.

4. Através da aula inaugural de Publicidade e Propaganda, vimos que o Jornalismo hoje tem mais um meio de expor suas notícias, que são na internet. Além de ter mais uma opção para mostrar os últimos acontecimentos, é uma forma mais barata e mais rápida de comunicação, pois quando as pessoas estão utilizando o computador, podem ter acesso às informações que ocorreram nos últimos minutos. Através da internet, não é preciso esperar chegar o jornal no outro dia para saber as notícias, e nem esperar para assistir ao jornal no horário de sempre, podemos ter tudo na hora, no momento. A Publicidade também encontrou um espaço importante porque além de ser mais barato, tem várias oportunidades de fazer suas propagandas, como em sites, blogs, orkut, msn, email, etc. Propagandas que geralmente não nos chamam a atenção, principalmente o produto que está à venda, começam a tornar-se atrativos, pois como ficamos “viciados” em internet, ela nos passa uma segurança, como se tivéssemos que comprar aquilo, ficamos mais “alucinados”, e isto é um ponto positivo para a publicidade. Além disso, Jornalismo e Publicidades andam juntos, pois podemos ver nos sites de notícias várias propagandas também, elas dividem espaços, interagindo-se mais.

5. O twitter é do tipo assíncrona, pois não sabemos quando receberemos a resposta, podemos receber na hora ou não. Não temos como saber porque não vemos se a pessoa está ou não online (conectada). Ele virtualiza as mídias existentes, no momento que coloca notícias em seus comentários, exemplo o G1.

Nenhum comentário: