quinta-feira, 10 de abril de 2008

Atividade 5

1. A campanha do Doritos, utilizou-se do slogan "Vuelvan los lento" para chamar a atenção para a marca, tanto que ela não é muito divulgada. A jogada foi realmente para despertar o interesse das pessoas em saber sobre o que se trata. Os criadores fizeram uma associação da volta da música lenta justamente porque não é mais tão utilizada como tempos atrás, gerando uma curiosidade entre as pessoas, principalmente no público mais velhos que não é muito consumista deste produto, passando a fazer parte o "universo doritos", nem que seja pelo menos uma vez para relembrar os tempo joviais. A campanha do AXE, foi totalmente criativa. O público-alvo são os homens, pois trata-se de um desodorante masculino. A utilização de mulheres esbeltas de langerie nas sacadas de edifícios das ruas mais movimentadas de São Paulo comendo partes de um corpo feito de chocolate. Depertou a curiosidade de todos pois ninguém sabia do que se tratava. Blogs comentaram sobre a ação, aumentando o interesse do público na campanha. Após sair o comercial do AXE, as vendas aumentarão muito mais, pois os homens vão querer ficar irresistíveis, principalmente quando viram as mulheres que fizeram a campanha.

2. Nos 35 anos de Padaria Modelo (Padaria da família da Paula Blaas), ela e a família dela resolveram comemorar com os clientes, distribuindo uma fatia de um bolo de 5 metros para cada um. O bolo era de graça, mas obviamente os outros produtos continuavam sendo cobrados pelo mesmo preço. A intenção inicial era simplesmente comemorar e divulgar ainda mais o nome da empresa, no entanto perceberam em seguida que com esta ação poderíamos duplicar a venda de produtos do dia. A clientela não decepcionou, se fez presente para comemorar com eles e a maioria comprou, mesmo que apenas um pão. Com isso divulgaram o nome da padaria aos moradores (principalmente os da região norte) e tornaram-se o assunto da semana no bairro, além de alavancar o lucro daquele dia.Para que todos soubessem e aumentasse o boca-a-boca, utilizaram da rádio que o bairro possui, afinal o rádio ainda se faz um dos meios mais presentes em nossa vida. Além disso, aproveitaram a era digital e utilizaram as redes sociais, como os Blog's dos familiares donos da padaria, o "quem sou eu" de todos os parentes atualizado comunicando a comemoração, as mensagens e e-mail's para os amigos do Orkut e a colocação da novidade na comunidade que a padaria possui, também no Orkut.Através disso, mesmo que em pequena escala perto de outras empresas, provaram como o Buzz Marketing possui o poder de divulgação de notícias, propagandas e eventos, pois com ele provocaram o boca-a-boca, já que muitos clientes comentaram que tinham ficado sabendo do aniversário com distribuição de bolo, através da rede ou de pessoas que leram na rede e comentaram com eles.

Um comentário:

raquel disse...

Ótimos exercícios!